2011-03-26 - Escolas têm até sexta-feira para finalizar Censo Escolar 2010
Escolas têm até sexta-feira para finalizar Censo Escolar 2010
 
Por Secom

(16/03/2011 18:07)

As escolas da rede pública e privadas de ensino da Educação Básica têm até esta sexta-feira (18) para informar no Sistema do Educacenso, na página eletrônica do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), o rendimento e o movimento escolar de seus alunos, isto é, aprovação ou reprovação e transferência ou abandono durante o ano letivo de 2010.

Segundo Marcia Amaral, coordenadora do Departamento de Dados e Informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os dados recolhidos no censo escolar são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) obtidas pelos estudantes ao final das etapas de ensino com informações sobre rendimento escolar (aprovação), além de ser um condutor de políticas públicas em favor da educação. Esse indicador é calculado a cada dois anos.

O envio das informações do censo escolar pelas redes públicas é pré-requisito para o repasse das verbas federais para as escolas, que é calculado com base no número de alunos informado. “As escolas que não informarem o Censo Escolar não são contempladas com esse repasse do governo federal. Elas devem prestar os resultados do rendimento e movimento dos alunos, bem como realizar a Prova Brasil ou Saeb, pois, sem essas informações, o resultado do Ideb do Estado fica prejudicado”, afirma Marcia.

No período compreendido entre 23 de março e 6 de abril, os gestores dos sistemas de ensino responsáveis pela coleta dos dados realizarão a conferencia dos relatórios e poderão fazer os ajustes e correções necessários no Educacenso. Depois, o sistema será fechado para gerar os dados finais que têm sua divulgação prevista para 15 de abril no site do Inep. Todas as informações sobre o Ideb, além dos resultados e metas podem ser consultados no endereço eletrônico http://portalideb.inep.gov.br/

Fonte da Notícia: www.inep.com.br